sexta-feira, 1 de junho de 2012

origem do estilingue



Estilingueatiradeira  ou fisga é uma arma primitiva, construída com forquilha de madeira ou de metal, munida de tiras elásticas, com que se atiram pequenas pedras, ou outros pequenos projéteis.
É conhecido também por diversos outros nomes no Brasil, entre eles baladeira, baleeira, beca, badogue ou badoque, bodoque, funda, peteca, seta, setra. O badoque (também badogue ou bodoque) é um atirador de projetil em formato de arco, similar ao arco de flecha


Atiradeira, como descrita, é também conhecida em algumas regiões como funda, mas registre-se que a funda se trata de outro dispositivo, este sem elásticos. Foi com uma funda que, segundo a BíbliaDavi matou Golias.
Também se usa o termo estilingue (incorporado do inglês,sling e slingshot = "funda", "atiradeira", respectivamente, por variação epentética).
Originalmente era montado usando-se uma forquilha de madeira (um galho bifurcado em Y, cuja parte de baixo é usada como cabo) em cujas extremidades simétricas se prendiam as pontas de uma tira elástica.
No centro da tira elástica é afixado uma peça de couro que servia como contendor para o objeto que se desejava arremessar, geralmente pedregulhos ou pequenos frutos redondos.
A árvore mais comumente usada é o leiteiro, goiabeira, jaboticabeira, entre outras que naturalmente tem galhos perfeitos em Y, e com uma boa resistência. Para o elástico, um material comum é a borracha de câmaras de ar, cortada em tiras. Atualmente, nas cidades maiores se usa também uma peça de ferro de construção dobrada para fazer as vezes de forquilha e como elástico usa-se uma mangueira de látex muito comum em estabelecimentos hospitalares, popularmente conhecida como "tripa de mico".
Por ser uma arma de baixo poder, é normalmente usada por crianças como brinquedo na caça de passarinhos e outros pequenos animais.

Um comentário: